BOLINHA DE GUDE


Há 3.000 anos era um jogo popular no Egito e na Grécia. Joga-se nas modalidades "4 box" e "triângulo". Já foi Copa SESC em 2013. 

Características
Jogo em plataformas (mesas) a 80cm do solo, com 4,5m de comprimento, em superfície de carpete colorido.

As modalidades mais praticadas e que oferecemos são:

1)  Box

São quatro buracos formando um “L” . O jogador deve atirar sua bolinha em direção ao primeiro buraco. O objetivo é percorrer o “L” acertando cada um dos quatro.
Sempre que erra, o jogador passa a vez para o adversário e, quando chega novamente sua vez, volta a jogar de onde parou. Por isso, vale também atrapalhar a vida dos outros jogadores ao usar sua vez para acertar a bolinha de alguém e afastá-la do alvo.
Quando um jogador consegue percorrer todo o “L”, ele ganha o direito de "sair à caça": cada bolinha que ele acertar passa a ser sua.
Mesa: 4,50m de comprimento x 1,10m largura x 2,20m na parte em “L”


2)  Triângulo

Os jogadores têm o objetivo de “matar” as bolinhas dos adversários. Para isso, jogam uma bola contra a do adversário, tentando tirá-la de dentro do espaço, usando uma das suas para “tecar” (acertar de leve) as do outro e tirá-las do espaço delimitado. A bola que ele jogar não pode ficar dentro do triângulo, senão ele perde a vez. Ganha quem conquistar o maior número de bolas.

Mesa: 1,50m comprimento x 1,10m largura









Também pode ser jogado na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário